domingo, 21 de março de 2010

Palestras do 2° Seminário de Maria Bonita - Por Kiko Monteiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Na terça feira, segunda e mais importante noite do evento a platéia foi formada em sua maioria por alunos da UNEB.
O temas tinham direcionamento para A presença feminina no cangaço e aspectos que envolveram a vida de Maria Bonita ao lado de Lampião.

Manoel Severo Curador do Cariri Cangaço, abriu com o tema: O Cangaço no Imaginário Feminino Sertanejo;

O escritor Rubinho Lima reforça com A presença das mulheres e sua especialidade que é o Cordel e Xilogravura;

Pesquisador e escritor Antônio Vilela aborda o episódio “Rainha Baleada”, ocasião em que Maria Bonita foi ferida na cidade de Serrinha do Catimbau atual Paranatama –PE;
A quarta palestra na verdade uma intervenção foi por nossa conta e risco Kiko Monteiro Blogueiro. Cangaço e as Novas Mídias, sugerindo e promovendo a importancia de blogs, sites e comunidades do orkut ligados à pesquisa cangaceira;
Pesquisador César Mengale com o episódio da morte de Maria em Angico;

O polemico e irreverente escritor sergipano Alcino Costa, assumiu e arrancou sorrisos com o tema: As Mulheres Mudaram o Cangaço;
Pesquisador Paulo Gastão conformado com 10 minutos estipulados desfilou o tema: Os Aspectos Sociais e Econômicos do Cangaço; 8ª E por fim o Presidente da SBEC Ângelo Osmiro, aproveitou a oportunidade para explanar sobre O significado e importancia do trabalho da entidade.

Kiko Monteiro, Manoel Severo e Alcino Alves

João de Sousa Lima e Daniele Esmeraldo secretária de Cultura de Crato-CE

Rota do cangaço em Paulo Afonso


Rubinho Lima e Nós

Casa de Dona Generosa

Na quarta-feira dentro da programação matinal foi proporcionada uma visitação técnica até o museu casa de Maria Bonita, erguido no local original da casa da rainha do cangaço (povoado Malhada da Caiçara) e às ruinas da casa de Dona Generosa (povoado Riacho) onde eram realizados bailes para Lampião e seus meninos quando estes estavam na região, além de contemplar a Serra do Umbuzeiro. Mencionado em outro artigo tentamos localizar a Lagoa do Mel local da morte de Ezequiel Ferreira.

Mas seu João!!! prepare a "cangaia" pra levar todo mundo ano que vem aos pontos que faltaram, pois são muitos não é cumpadi Severo?.

Por motivo de compromissos inadiáveis tive que retornar ao Sergipe após o almoço sem poder acompanhar as atividades da noite que encerrariam o evento.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...