segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

João de Sousa e a Rota do Cangaço em Paulo Afonso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



Olá meus queridos e queridas,,,,

Gostaria de disponibilizar o projeto excelente do amigo João de Sousa, escritor de livros sobre a temática do cangaço e de sua mais nova publicação, "No Silêncio do Ocaso".


Trata-se da
Rota do Cangaço em Paulo Afonso-BA


1 - APRESENTAÇÃO:

Paulo Afonso, uma das mais
importantes cidades do Sertão Baiano, encravada no Nordeste
Brasileiro, cidade com uma riquíssima história.
Acompanhando hoje uma tendência mundial do crescimento do turismo, em virtude deste cenário atual a cidade necessita urgente de roteiros que contemplem uma nova realidade histórico-cultural.

Através da pesquisa da nossa
memória, com o propósito de contribuir com a preservação e levar conhecimento do nosso passado recente aos interessados e acreditando que um povo que não conhece seu passado, não sabe o que é no presente, nem tão pouco desenvolve a capacidade de escolher seu futuro.

O propósito para criação dos
roteiros do cangaço é de suma importância levando em consideração que Paulo Afonso é uma das mais importantes cidades que trazem a relação
forte com o cangaço, saindo daqui 47 jovens, entre homens e mulheres que adentraram os diversos grupos que seguiam o famoso cangaceiro Lampião.

Os roteiros alem de levarem
conhecimento para a região, seu povo e os visitantes, elevam Paulo Afonso a um lugar de destaque no turismo Brasileiro, assim como será inserido em uma nova tendência mundial do turismo científico, histórico e cultural.

2 - OBJETIVO GERAL
O propósito deste roteiro é inserir o município de Paulo
Afonso no cenário mundial, criando roteiros científicos, históricos e culturais, divulgando novos roteiros relacionados com a história do cangaço.

2.1 Objetivos Específicos
- Criar roteiros por onde Lampião e seus seguidores passaram;- Proporcionar aos turistas, visitantes e comunidade a visitação aos lugares onde
ocorreram fatos concretos da época do cangaço;
- Promover uma nova opção de turismo local;- Proporcionar a comunidade com a criação destes novos roteiros, a geração de emprego
e renda;
- Estabelecer parceiras com o poder público e privado no sentido de apoiar à criação
destes novos roteiros.

3- JUSTIFICATIVA
O passado de um povo torna-
se a maior fonte de disseminação de cultura e conhecimento de uma região. É dentro deste contexto que o município de Paulo Afonso apresenta fatos históricos, revelando patrimônios antigos e lugares por onde passaram personagens que tiveram ligação com o cangaço.

Portanto surge a urgente
necessidade de criação destes novos roteiros turísticos culturais divulgando e mantendo viva a história e a memória de um povo que vivenciou a época remota do
cangaço, levando esses conhecimentos e atraindo novos visitantes, difundindo cada vez mais a cultura local.

Para conhecer a ROTA DO CANGAÇO EM PAULO AFONSO, Clique aqui, ou na
imagem abaixo.

Saudações Virtuais

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...