domingo, 21 de março de 2010

Maria já é quase centenária - Por Manoel Severo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Com certo atraso devido a problemas técnicos postamos aqui nossas impressões sobre o 2º seminário do centenário de Maria Bonita ocorrido nos ultimos dias 8, 9 e 10 de março na UNEB - Universidade Estadual da Bahia (Campus de Paulo Afonso). O evento organizado pelos confrades João de Sousa Lima, Professor Juraci Marques, Antônio Galdino, Rubinho Lima, Edson Barreto e Marcos Edilson contou com o apoio da SBEC Sociedade Brasiliera de estudos do cangaço principal entidade sobre a pesquisa do tema além da consolidada Cariri Cangaço nas pessoas de Manoel Severo e sua esposa Danielle Esmeraldo.
João de Sousa, nosso anfitrião, palestra para crianças do ensino básico.
Juracy Marques dá as boas vindas.
Não faltou a indispensável latada de livros, com lançamentos para a bibliografia cangaceira além de farta munição em Literatura de cordel, revistas, souvenirs de Paulo Afonso e região.

Pórtico na UNEB

Os colecionadores e estudiosos adquiriram dois novos livros, sendo estes "Maria Bonita, diferentes contextos que envolvem a vida da rainha do cangaço", uma coletânea de artigos resultado da primeira edição do evento, acontecido em Março de 2009, dosos autores; João de Sousa Lima, Edson Barreto, Antonio Galdino, Juraci Marques e Rubinho Lima. E o livro "Lampiões Acesos, o Cangaço na Memória Coletiva" do escritor Marcos Edilson de Araujo Clemente trabalho do qual iremos em breve trazer uma resenha junto com contatos para aquisição direta com o autor.




Mesa redonda para construção do III Seminário

Os promotores do II Seminário Internacional de Nascimento de Maria Bonita; UNEB - Universidade Estadual da Bahia, Prefeitura Municipal de Paulo Afonso e a SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, promoveram agora a pouco, grande reunião de trabalho com representantes das entidades envolvidas, já se preparando para a realização em 2011 da grande festa de realização das comemorações ao Centenário de nascimento de Maria Bonita; que nasceu no dia 08 de Março de 1911.

Prof. Juracy Marques presidiu a mesa que definirá a programação de 2011.



Sob a coordenação do Diretor da UNEB, Professor Juraci Marques, os participantes foram convidados a contribuir com idéias e sugestões para a construção do grande III Seminário a se realizar em 2011. Foi criada uma Comissão que ficará responsável pela organização e gestão da referida iniciativa, com a coordenação da UNEB e colaboração da SBEC e apoio da Prefeitura de Paulo Afonso. Os encontros estarão determinados a partir de uma periodicidade e todos os membros da Comissão terão tarefas específicas na construção do III Seminário no ano de 2011, na cidade de Paulo Afonso.

Fonte: Cariri cangaço

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...