domingo, 9 de janeiro de 2011

8 de janeiro - Dia do Fotógrafo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 de janeiro - Dia do Fotógrafo

Por: Ana Lucia G. de Sousa*

Quando a gente se depara com belíssimas paisagens, lugares, cidades, objetos e até mesmo as informalidades, naturalmente queremos registrar esse momento e admirarmos depois. No século XIX com o surgimento das primeiras câmaras fotográficas, o mundo não seria mais o mesmo.  A história social, política e econômica de cada nação, de cada cidade e de cada canto deste planeta, passaram a ter um novo olhar, uma nova forma de ver as coisas, de documentar e registrar os momentos, fatos e acontecimentos, cujas consequências seriam imensas e gradativamente crescentes.
 
Os benefícios produzidos pelo uso da máquina fotográfica são inúmeros. Durante sua trajetória de modernização, tornou-se um instrumento indispensável aos viajantes, estudiosos, profissionais, escritores e também  aos pesquisadores em geral que em prol de suas descobertas, utilizam este recurso tecnológico como meio de provar o registro feito.

A curiosidade que move o pesquisador ir em busca do objeto de pesquisa, de compartilhar conhecimentos, revela também a importância de mostrar a força que tem a imagem em si, como expressão do belo, do feio, do alegre, do triste, do luxo, da pobreza, enfim, sob diversos olhares, ângulos e interpretações, sobre diversas temáticas, a imagem representada pela foto, transmite variadas emoções e sensações num envolvimento total e processual característico do objeto versus indivíduo.
















Recordar é viver, já dizia o poeta!  Relembrar e comparar o ontem e o hoje é um exercício gratificante e saudoso, por isso, a fotografia tem esse papel. Ela guarda todo processo de uma vida e histórias vividas que foram registradas e de lugares que ao longo do tempo foram transformadas pelo tempo. A fotografia também nos ensina. Ela é fonte de conhecimento. Parabéns ao Dia do Fotógrafo seja amador ou profissional. 


*Ana Lucia G de Sousa é historiadora e pesquisadora.

Um comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...