segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

NÃO TENHAM FILHOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


NÃO TENHAM FILHOS

(Crônica de Gecildo Queiroz)

Ouço pessoas dizendo que é preciso ter filhos. Filhos não servem para preencher vazios na alma. Criança é gente, e não é certo ter gente apenas por uma vontade de dar significado à vida. Canso de ouvir afirmações de que uma união só é verdadeira se existirem filhos. Bobagem. Ter filhos não pode ser um dever social.


As pessoas tem filhos por descuido sexual, tempo de relacionamento, insistência dos familiares e, bem menos, por consciência, convicção e amor. Deem uma olhada em volta. Há uma legião sendo posta no mundo sem a menor noção do que isso provoca. Uma multidão de pequenos sem a mínima orientação. Aquela que impede de nos tornamos desgarrados, pessoas sem boas referências numa realidade cada dia mais alucinada. 


Existe a idéia de que todo mundo tem que ser pai ou mãe. Tem gente que não tem paciência com nada, vai ter com uma criança? Não querer ter filhos, conscientemente, não é uma aberração, é um sinal de bom-senso. É isto, bom-senso, este bicho raro que, não demora muito, entrará em extinção. Tradicionalmente,  as pessoas de gerações passadas, insistem  em incomodar os casais de hoje. Perguntam: "quando vão ter um herdeiro?" Sugerir será sempre fácil.

Sem a consciência da tarefa em que estão se metendo, o que essas pessoas transmitirão? Essas crianças geradas sob pressão herdarão o quê? A crescente vontade de se vender, de ter vantagem em tudo e quase nenhuma dignidade? Há tão poucas pessoas querendo evoluir humanamente que, cedo ou tarde, vamos virar bárbaros, orgulhosos de nossa ignorância, como se tudo que a humanidade aprendeu não tivesse nenhum valor. 

Não podemos entender o ato de botar filhos no mundo com a mesma perspectiva de cinqüenta anos atrás. Se avançamos em alguns pontos, descemos ladeira abaixo em muitos outros. Ainda nos consideramos cidadãos distintos e decentes quando estamos com dinheiro no bolso e bem vestidos. E muita gente vai morrer sem saber que decência e distinção não nascem do lado de fora. É isso que temos pra oferecer?

Se quer ter filho, saiba: criança não é objeto de decoração, é um ser que vai se tornar adulto. E se você não tiver coisas boas que lhe sirvam de referência, ele vai continuar crescendo e procurando gente perdida como ele. Um filho não vai dar sentido a sua vida, pois o único que pode dar algo a ela é você. E, por Deus, filhos não fazem brotar amor em homens indiferentes. Não cometa a asneira de querer manter alguém ao seu lado assim. Vai sobrar pras crianças. E elas não terão opção. Foi você que escolheu um quadrúpede como pai pra elas.

Caso insista, avalie se está disposto a ser alguém que presta. E prestar não é fingir que considera educação importante, nem achar que seu papel se limita a alimentar, vestir e levar pra escola. Se não acha importante ser uma pessoa melhor, informada, menos fútil, não se esqueça que seu filho tem sérias chances de se tornar igual a você. E pra finalizar, uma pergunta: você acha que mereceria a admiração do seu filho?

Gecildo Queiroz

9 comentários :

  1. De fato, muitas pessoas têm filhos por descuido. Não é todo mundo que tem estrutura para educar uma criança. Eu, porém, quero muito ter um filho, não sei se terei, mas tenho vontade. "Filhos... Filhos? / Melhor não tê-los! / Mas se não os temos / como sabê-lo?" (Vinícius de Moraes) Abraços, Rubinho.

    ResponderExcluir
  2. Tenham filhos sim, não liguem para o que falam esses descontentes com a vida. Ninguém está acima dos planos de Deus. O plano divino da união sagrada, da procriação.
    Filho é a essência do amor divino, um dos grandes momentos da vida constituidos na terra.
    não liguem para o que dizem os loucos, os mal amados, os que tem ardor no coração ou tem problemas congênitos e tentam passar falsas palavras para quem realmente entende o verdadeiro sentido da palavra amor.

    ResponderExcluir
  3. É... Acho que o amigo joão tem que reler a crônica, para entender o porquê do título ser "Não tenham filhos"...
    Não é uma apologia a se ter ou não um filho...

    ResponderExcluir
  4. foi exatamente o que o texto deixou entender, para bom entendedor meia palavra basta.

    ResponderExcluir
  5. Mas para entendedor coerente e que quer, após ler, dar sua opinião crítica, é necessário entender de fato, por completo, e não entender o que quer e escrever sobre, com propriedade...

    ResponderExcluir
  6. Realmente,o homem ou a mulher que desejar ser pai ou mãe hoje, deve pensar muito bem porque formar uma família apenas por formar sem um planejamento não dá. É preciso ter responsabilidade, muito amor,atenção e cuidado com o futuro social do filho,porque os pais não geram filhos para si, mas para o mundo.Filho é uma dádiva divina, não é todo indivíduo que nasceu para ser pai ou mãe é necessário pensar seriamente em tê-los. Aninha.

    ResponderExcluir
  7. Esse artigo de Gecildo gerou uma polêmica tremenda... tomara que nenhuma seita religiosa queira linchá-lo no meio da rua hehehehe

    ResponderExcluir
  8. Para João:
    A expressão "para bom entendedor meia palavra basta" não se aplica a textos que sugerem re
    flexão e análise. E, diferente do que disse,
    o autor n parece descontente com a vida e sim
    preocupado com o descaso e o pouco exemplo que tantos pais sujeitam seus filhos.Estou com Rubinho,se leu o texto, nao parece ter prestado atenção.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...