sábado, 19 de março de 2011

DIA DA POESIA EM PETROLINA FOI APOIADO PELA SEDECTUR

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Sedectur apoia evento em comemoração ao Dia da Poesia realizado pela UBE Petrolina



Nesta última segunda-feira (14), a Biblioteca Municipal Cid Carvalho abrigou o evento em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, promovido pela União Brasileira de Escritores de Petrolina (UBE Petrolina) e Instituto Aquidabam, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos (Sedectur) de Petrolina.

A 1ª Feira de Livros de Petrolina, sarau lítero-musical, lançamento do livro "Conversas do Sertão" do autor Rubervânio Rubinho Lima, oficina de poesia infantil e exposição sobre o cangaço enquanto movimento social fizeram parte do evento que durou até às 22h. Para o presidente da UBE Petrolina, Uberdan Alves, o dia foi mais um estímulo para promover a literatura e a leitura a todos. "O dia da poesia é uma ocasião onde nós da UBE e Instituto Aquidabam queremos que o amor à literatura e à leitura seja passado adiante. Contar com o apoio da Sedectur é essencial para que dias como esse possam ficar na história literária de nossa cidade", ressaltou.

Na ocasião, todos os que estavam presentes puderam ser agraciados com o recital da pequena Ana Leite que, aos seis anos de idade, diz querer ser poetisa como a mãe Vera Leite. "Eu já escrevi um poema e gosto muito de recitar!", afirmou a menina que declamou quatro poemas de autores da cidade de São José do Egito, terra natal de sua mãe.

Na tarde de ontem (15), a programação se estendeu com o debate: "Cangaço: Introdução preliminar em Petrolina a um estudo do Cangaço enquanto movimento social", ministrado pelos pesquisadores Ana Lúcia Granja, Rubervânio Rubinho Lima, Aroldo Leão e Uberdan Alves, no Auditório da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (FACAPE) e contou com um público de 100 pessoas, entres estudantes dos cursos de Turismo (FACAPE) e História (UPE Campus Petrolina).

De acordo com a Diretora de Cultura, Roberta Duarte, "apoiar as ações em homenagem a poesia e literatura local é um incentivo a esse segmento cultural do município que é muito forte, tanto é que a UBE está na luta há 11 anos, contando com 100 escritores cadastrados". A Diretora ainda ressalta que é fundamental, também, apoiar pesquisas sobre a difusão do Cangaço visto que Petrolina está inserida no sertão nordestino, onde "essa cultura também nos abarcou de certo modo. No Museu do Sertão, por exemplo, temos em exposição a certidão de nascimento de Lampião".

Texto: Jaquelyne Costa
Foto: Patrícia Telles
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina
16/03/2011

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...