terça-feira, 21 de junho de 2011

"Forró atual: Quanto pior, melhor!" - do Circuito PA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Os leitores assíduos do CircuitoPA sabem que não costumo publicar conteúdo que não seja autoral, só que hoje estou abrindo uma exceção. Foi! Semana passada vibrei HORRORES a cada parágrafo que lia do texto "Forró atual: Quanto pior, melhor!", escrito por João Clareno Medalha (jcm@hotmail.com) e enviado à redação do site ozildoalves no dia 15. É simplesmente fantástica a forma como ele defende o forró tradicional. Lindo! E como se não bastasse isso, ainda tem UMA BAITA DICA DE SOM pra você curtiu ao vivo e de graça nesta quinta-feira (23) lá no Parque de Exposições. Se liga:



"Na tão esperada festa de São João, o forró feito com arte, poesia e prazer criativo vai continuar sendo ignorado. É triste ouvir e ver o que está sendo oferecido e vendido como forró, especialmente aqui no Nordeste. Mas é o sinal dos (péssimos) tempos.Não há a menor vontade, pela maioria das pessoas que ouvem o 'forró moderno', de tentar perceber se ele é bom ou não. O que defini se ele é bom é a quantidade de vezes que é ouvido. Ou seja, tudo que for repetidamente tocado em rádios, carros e em toda parte é, sem dúvida, bom. Será que vivemos um momento sem igual na nossa região, em que todas as músicas produzidas são maravilhosas? Não, é óbvio que não. A explicação é simples: perdemos a noção do que é feito com qualidade. Vivemos a inversão total: quanto pior, melhor.Jamais quero cair no erro de dizer que só o que ouço tem valor. No entanto, hoje, quase tudo que se ouve ou se dança, independente do que está sendo dito ou destacado, é simplesmente aceito. A condição, quase inalterável, é que o tema seja relacionado a sexo, à bebida e à futilidade. Não quero dizer que músicas precisam discutir temas profundos, mas que possam variar de temas, mostrar, minimamente, originalidade.Mas como variar, se o que boa parte de nós quer é a repetição. Assistam dez shows desse 'forró atual' e estarão vendo e ouvindo a mesma banda. O mesmo timbre de voz, as mesmas músicas, as mesmas coreografias. Se você fechar os olhos, e não souber quem vai tocar, será impossível perceber a diferença. A única coisa que muda é a fama e o nome do grupo. Por isso que se repete tanto o nome das bandas no meio das músicas, pois essa é a única maneira de dar destaque ao que é cada vez mais igual.Francamente, não tenho mais a ilusão de ver muita gente percebendo o óbvio: o que é feito ou não com qualidade. Sabemos que cada vez mais as pessoas estão desistindo de pensar, pois assim é mais fácil. Se o outro gosta, se todo mundo está ouvindo, deve ser bom, e eu também devo gostar. O lixo é luxo. E o luxo é consumir cada dia mais o lixo que nos apresentam. Pra quê qualidade, se poucos vão perceber? Discordo. Qualidade me dá gosto e uma mínima esperança de evolução. É como disse o saudoso Accioly Netto, um dos poucos e legítimos poetas do forró, na sua bela música 'A Natureza das Coisas': 'Se avexe não./ Amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada./ A lagarta rasteja até o dia em que cria asas'. Embora quase tudo seja NADA no 'forró atual', ainda há gente que espera que a arte possa continuar criando ASAS.

Por isso fico feliz que ainda tenha, aqui na nossa cidade, gente com sensibilidade e que reconhece a importância de verdadeiros artistas como Flávio José, Jorge de Altinho, Flávio Leandro, etc. E caso alguém ainda não tenha ouvido e visto o bálsamo para os sentidos, chamado Clã Brasil**, se não tem a menor idéia do que é arte, e música feita com beleza, esta é a sua chance. Um São João em paz."
** O Clã Brasil se apresenta em Paulo Afonso na próxima quinta-feira (23), no Parque de Exposições. Veja abaixo um trecho do DVD do grupo!


Fonte: Marcos Pinheiro (Circuito PA)

Um comentário :

  1. Que bom que alguém pensa como eeeeeeeeeeeeu!
    Livrei minha alma de ir para o inferno!!! Rsrsrs. Concordo plenamente com o autor sobre o "forró" atual. Mas quando criticamos podemos ser apedrejados por aí, porque falar do mau gosto musical das pessoas mexe muito com os brios de cada um, falam de preconceito cultural(?) e que temos que respeitar o outro... infelizmente ninguém respeita os ouvidos inocentes da minha filha na hora de escutar as letras indecentes... as pessoas perderam a noção de respeito, mas querem que todos respeitem a sua falta de pudor. Grandes compositores como Caetano e Chico Buarque até exploram a sexualidade nas letras de suas canções... mas não agridem, não descem o nível, arte é arte! E apelação é apelação!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...