sexta-feira, 1 de junho de 2012

Sobrinho de Luiz Gonzaga faz show gratuito em Paulo Afonso neste domingo (03) - Por Marcos Pinheiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pela segunda vez consecutiva, a Semana Delmiro Gouveia acontece em parceria com a cidade de Paulo Afonso, que recebe um dia, dos três da programação. Tradicionalmente realizada em outubro, data do falecimento do grande empreendedor do sertão, excepcionalmente este ano, em razão da movimentação das campanhas eleitorais, os organizadores do evento decidiram antecipar a programação para o início deste mês de junho.

Em sua 15ª edição, a Semana Delmiro Gouveia, que inicia a sua programação em Paulo Afonso neste domingo (03), e segue até o dia 05 em Delmiro (AL), aproveita também para prestar uma homenagem ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, nosso Rei do Baião.


Programação

No auditório da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), a partir das 18h, acontece com os antropólogos Luitgarde Barros e Moacir Palmeira, o seminário "Desenvolvimento no Sertão do São Francisco: um projeto centenário". Os estudiosos mostrarão a importância das atividades desenvolvidas por Delmiro Augusto da Cruz Gouveia na região em várias áreas, inclusive o pioneirismo da produção de energia elétrica com a construção da Usina Hidroelétrica de Angiquinho, que completa 100 anos em 2013.

O seminário contará ainda com o diretor administrativo da CHESF (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), Pedro Alcântara, que falará sobre os trabalhos de preservação de Angiquinho, que é patrimônio da CHESF, administrado por convênio pela FUNDEG (Fundação Delmiro Gouveia) e o empenho da hidroelétrica para o seu tombamento a nível nacional.


Baião na Praça das Mangueiras


Após o seminário na UNEB, previsto para encerrar às 20h, a programação da Semana Delmiro Gouveia continua na Praça das Mangueiras, centro da cidade, onde haverá a apresentação de Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga, numa homenagem ao Rei do Baião, que tem estreita relação com a região de Paulo Afonso.

Em 1955, Luiz Gonzaga e Zé Dantas criaram a música intitulada "Paulo Afonso", enaltecendo a importância da construção da primeira usina hidroelétrica do nordeste. Ouça:


De acordo com Edvaldo Nascimento, membro fundador da FUNDEG e coordenador da programação da Semana Delmiro Gouveia, o evento, além de valorizar a cultura nordestina, objetiva a integração da região, a exemplo desta relação Delmiro/Paulo Afonso.


15ª Semana Delmiro Gouveia - Programação Paulo Afonso

Quando? 03 de junho (domingo)
Onde? Às 18h na UNEB e após às 20h, na Praça das Mangueiras
Quanto? Grátis
Maiores informações: (75) 3281.6585


FONTE: Circuito PA do amigo Marcos Pinheiro

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...