sexta-feira, 8 de abril de 2016

VIII FLIPA - Confira a programação e faça sua inscrição

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Abaixo: Conheça o FLIPA, veja a programação 2016 e inscreva-se

O FLIPA nasceu em 2009, por iniciativa do corpo docente do curso de Letras da FASETE, especialmente, por intermédio das disciplinas correlacionadas com as literaturas. O propósito principal foi exatamente fomentar a discussão / fundamentação da arte literária, além de propiciar demandas: Contação de Histórias, “Performances” Artísticas, Produção Textual, Intercâmbio Cultural, entre outros.
O I FLIPA teve como tema: “Paulo Afonso à luz da literatura” e trouxe à cena dos produtores literários locais – Ednaldo Francisco da Silva Júnior, Maria Gorette Moreira, Jovelina Ramalho, Aníbal Nunes, Domingos Sávio Lopes Mascarenhas, Francisco Araújo, Edson José Barreto dos Anjos e Jotalunas, fazendo-os vivos na memória dos acadêmicos. Na oportunidade, foi montada uma praça cenográfica, para que cada um apresentasse um fragmento de suas obras.
O II FLIPA teve como tema: “Nas trilhas do sertão alagoano: uma homenagem a Graciliano Ramos” e teve início com uma Caravana Literária para as cidades de Pão de Açúcar, Penedo e Palmeira dos Índios (todas no estado de Alagoas), como forma de instigar a pesquisa e contextualizar a temática; culminando com o festival nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio de 2010. A programação contou com a mesa redonda composta pelos professores Socorro Almeida (FASETE), Luciana Marinho (UNIVERSO) e Sandro Melros (FASVIPA) os quais versaram sobre as obras de Graciliano Ramos, respectivamente, São Bernardo, Vidas Secas e Caetés, performances teatrais (diga-se de passagem: peças corporativas, contemplando os conteúdos estudados durante o semestre letivo de 2010.1), exposições, mini-cursos e seminários temáticos.
O III FLIPA, realizado na segunda semana de maio/2011, teve como tema “Nas trilhas do sertão ao litoral pernambucano: uma homenagem a Cida Pedrosa”. Na sua programação constou a apresentação dos resultados da pesquisa de campo, por intermédio da Caravana Literária dos alunos do Curso de Letras às cidades de Olinda e de Recife – PE, com destaque ao Instituto Ricardo Brennand. O júri simulado sobre o livro “O crime de Padre Amaro” e as aulas espetáculos de Antônio Barreto e Cida Pedrosa, literalmente, roubaram a cena, principalmente, o recital desta última com seus poemas românticos e eróticos. O festival se encerrou com os seus 12 (doze) mini-cursos, atendendo às diversas áreas do conhecimento. Conforme avaliação dos seus participantes, o festival variou de ótimo a excelente.
O FLIPA ganhou as ruas e se tornou o maior encontro Literário da Bahia. Em 2012, deixou de ser apenas um evento acadêmico e se tornou oficial no calendário de Paulo Afonso e da Secretaria de Cultura do Estado, passando a ser uma manifestação cultural da comunidade.
Em 2014, várias personalidades renomadas abrilhantaram o festival a exemplo de Heloísa Helena, Janaína Amado. A sua programação se estendeu às praças com rodas de leitura, contações de histórias e performances artísticas. Natal – capital do estado do Rio Grande do Norte foi a cidade escolhida pelos caravaneiros e Câmara Cascudo foi o principal nome para o estudo da Educação Patrimonial.
VI FLIPA trouxe como tema “Da Mala do Poeta a Dorival Caymmi” e as grandes atrações foram Virgílio Agra com o lançamento do livro “Saudações Caetés”, A Poesia Nossa de Cada Dia com o recital poético com a atriz internacional Fabiana Pirro, A Mala do Poeta Coordenada por Jota Lunas com as atrações: Capitão Corisco e o Bando de Mói de Coentro de Salvador. O grupo de mulheres Chita Fina foi o principal responsável pela homenagem a Dorival Caymmi.
Clique em cada item abaixo para expandir mais informações:
Local: Memorial / CHESF
Horário: 14:00 – Lançamento de Livros
  • O LP como objeto das artes literária e visual nas décadas de 70 e 80
    Autor: Prof. Dr. Marcos Alexandre de Morais
  • Ecologia do Corpo: Ecos da Alma
    Autor: Prof. Dr. Juracy Marques
  • Claranã
    Autora: Poetisa Cida Pedrosa
  • Cinquenta tons de poesia
    Autor: Poeta Alexsandro de Lima Pereira (Xexa Lima)
  • Trato de Levante
    Autor: Bellé Jr.
Apresentação: Prof.ª Dra. Paula Cristina R. da Rocha de Morais Cunha e Prof.ª Me Joranaide Ramos
Local: Parque das Mangueiras
Horário: 19:00 – Homenagem a Drumond com Denir do Valle e Prof. Antônio Neto
Atração musical – renome nacional
OBS: A coordenação geral do VII FLIPA informa que esta programação, em especial os horários, poderá sofrer alterações.
IMPORTANTE: Terá direito ao certificado de 40 horas quem obtiver no mínimo 75% de frequência no evento. O participante fará a impressão do certificado online.
Clique na imagem abaixo para se inscrever!
flipa Festival Literário de Paulo Afonso - FLIPA - 11 a 14/05/2015 Festival Literário de Paulo Afonso - FLIPA - 11 a 14/05/2015 flipa
Fonte: http://fasete.edu.br/eventos/flipa/internas/inscricoes/

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...