domingo, 7 de junho de 2009

A Rifa da Vaca

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



A Rifa da Vaca


Numa época em que as festas de São João se aproximam, com toda essa magia do cenário sertanejo aparecendo em tudo que é televisão, vou rebuscar na cachola aqui uma história que aconteceu em Riacho das Éguas.

Era um período igualzinho a esse, tempo de preparação das festas da cidade, arrumação dos arraiá, preparação das colheitas do milho, para os pratos típicos. Nisso, o vigário estava as tantas com os ajustes da quermesse. Como os recursos eram poucos, o prefeito tendo que se desdobrar para fazer render a verba da prefeitura, o vigário tinha que usar de muita artimanha para a festa sair. Puxa daqui, puxa dalí, depois que catar as contribuições de toda a comunidade riachoeguence, não vendo outra solução, aceitou a dica de um dos moradores e decidiu fazer a rifa de uma vaca. O coronel Firmino, cheio de propriedades e de boas vontades, doou a mimosa e estava feita a promoção. Uma vaca bem gorda, alimentada à ração, leiteira que só a muléstia, era um sorteio desejado por todo cristão que morava na cidade.

Assim, enquanto não chegava o dia, lá se iam vigário, sacristãos e coroinhas pelas portas, porteiras e cancelas, para oferecerem o bilhetinho da rifa. Bilhete aqui, bilhete ali. Confesso que eu sonhei umas duas vezes ganhando aquela vacona gorda e leiteira. No adiantado dos dias, já pertinho de acontecerem as festanças da roça, algo perturbador alvoroçou o povo . Estando já tudo preparado, o sanfoneiro, trianglista e zabumbeiro todos contratados e acertados, as bandeirinhas penduradas, a lenha das fogueiras empilhada, o milho descascado, o pau de sebo enfiado na terra, algo acontece e a cidade toda entra em pânico, inclusive eu, que devo ter comprado uns cinco ou seis bilhetes, na ânsia do prêmio. A vaca sumiu.

O vigário se aperreou logo. Se tivesse cabelo, teria arrancado tudinho, no desespero.
O problema é que, desde quando o coronel havia doado a bichinha, ela passou a ficar num cercadozinho atrás da igreja, que era pra os moradores, quando fossem às missas domingueiras, cobiçassem a bendita premiação. Não deu outra. Algum esperto, sabe-se lá quem, aproveitou a ocupação de todo mundo nos preparados das festas juninas e da quermesse e levou a vaca.

Todo mundo entrou na dança de procurar a leiteira, mas, a busca "deu com os burro n'água". Nenhuma pista da vaca nem do larápio.
Como não se achava nenhum sinal da vaca nem do ladrão, o vigário queria devolver o dinheiro da população contrariada de Riacho das Éguas, quando o Coronel, muito generoso, interviu:


_Calma meu povo! Vão-se as vacas e ficam-se as pontas. Para que a festa corra bem, sem ninguém aqui ser prejudicado, eu vou doar um bode, para servir de premiação da rifa. Não é como a vaca, mas também é melhor que nada.


Nunca soubemos quem foi o ladrão. A festa correu as maravilhas. Um felizardo, que nem me lembro quem foi, ganhou a porqueira do bode no sorteio. Ninguém nunca soube que fim levou a chifruda, mas o povo de Riacho das Éguas nunca mais vai esquecer do dia que a vaca da rifa foi pro brejo.



Um abração desse sertanejo...


Lula Pacífico.

4 comentários :

  1. Primeiro o clima junino de Riacho da Éguas me faz sentir saudade das cidadezinhas do interior. Depois, fiquei aqui matutando quem foi que roubou a bendita vaca, o que vai merecer uma parte II rs. Mas, o cabra roubou, talhou a mimosa, armazenou a carne, e passou o São João a base de churrasco e quentão. Ô cabra safado!

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Estou lendo tudo. Estou gostando. Continue a postar e não esqueça de mandar o e-mail avisando. Manda ver. Tá beleza.

    ResponderExcluir
  3. Agora fiquei cismada com o mistério. Quem foi o aperreado que deu sumiço na mimosa? Que maldade com quem tanto almejou beber do leite da valiosa. No entanto, o bode não deixou a alegria fugir do São João.

    Como sempre, não canso de ler este blog!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Eu fico esperando loucamente por mais histórias desse cabra, o Seu Lula.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...