terça-feira, 3 de agosto de 2010

SEM GONZAGÃO HÁ 21 ANOS - Por Pe. Fábio Mota

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

IPC: FOTOS DO CAIXÃO DE LUIZ GONZAGA, O REI DO BAIÃO!!!



"SAUDADE O MEU REMÉDIO É CANTAR..." 21 ANOS SEM NOSSO QUERIDO REI DO BAIÃO!!!

Luiz Gonzaga do Nascimento ou simplesmente Luiz Gonzaga nasceu, na Fazenda da Caiçara, distrito de Araripe e município de Novo Exu, no dia 13 de dezembro de 1912.


Luiz Gonzaga é o segundo dos nove filhos de “Pai Januário” e de “Mãe Santana”. O primeiro foi João, conhecido por Joça, seguidos de Efigênia, conhecida por Geni, Severino, Raimunda, conhecida por Muniz, José Januário, conhecido por Zé Gonzaga, Francisca Januária, conhecida por Chiquinha Gonzaga, Socorro e Aloísio.


Sua história de vida é um legado que resume a história do povo brasileiro. Defendeu a dignidade do homem nordestino, brasileiro por mais de 50 anos de vida musical abraçado aos seus 120 baixos que hoje em silêncio permanece no Museu do Gonzagão – Parque Aza Branca em Exu/Pe. A sua Sanfona Branca silenciou juntamente com seu dono às 05h15min do dia 02 de agosto de 1989.

Assim como Gonzagão ela também foi trazida para Exu na tarde do dia 03 de agosto daquele ano. O Velho Lua para ser sepultado no Cemitério São Raimundo e, a Sanfona do Povo para ser guardada em Exu no Museu.

O destino da Sanfona do Povo já tinha sido cantado por Luiz Gonzaga em 1967 no LP "ÓIA EU AQUI DE NOVO" pela RCA VICTOR, a música "A HORA DO ADEUS" de autoria de Onildo de Almeida/Luiz Queiroga.

O meu cabelo já começa pratiando
Mas a sanfona ainda não desafinou
A minha voz vocês reparem eu cantando
Que é a mesma voz de quando meu reinado começou
Modéstia à parte é que eu não desafino
Desde o tempo de menino
Em Exu no meu sertão
Cantava solto que nem cigarra vadia
E é por isso que hoje em dia
Ainda sou o rei do baião
Eu agradeço ao povo brasileiro
Norte Centro Sul inteiro
Onde reinou o baião
Se eu merecí minha coroa de rei
Esta sempre eu honrei
Foi a minha obrigação
Minha sanfona minha voz o meu baião
Este meu chapéu de couro e também o meu gibão
Vou juntar tudo dar de presente ao museu
É a hora do Adeus
De Luiz rei do baião

Hoje a saudade invade o nosso coração, pois revivemos o triste 02 de agosto de 1989 quando o Brasil perdia nosso saúdo e querido Rei do baião, Luiz Gonzaga. Passados 21 anos do falecimento do filho de “Pai Januário” e de “Mãe Santana” em nosso coração ainda palpita a saudade.

Diante da saudade que temos de nosso inesquecível Rei do Baião fico feliz com as homenagens feitas ao Asa Branca da Paz em todo o Brasil. Que Deus dê a Gonzagão o repouso eterno, bem como, a todos da “Família Januário” que já se encontram na Casa do Pai.
.
Fonte: Blog "Na cabana do Gonzagão" do Pe. Fábio Mota

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...