sábado, 26 de março de 2011

Paulo Afonso festeja Centenário de Maria Bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Memorial da CHESF na cidade de Paulo Afonso ficou totalmente lotado para a maravilhosa noite de abertura do Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita. O berço da rainha do cangaço reuniu em grande estilo, destacados estudiosos, pesquisadores, escritores, universitários, empresários, lideranças políticas e classistas, para reverenciar a história de uma das sertanejas mais famosas do planeta: Maria Gomes de Oliveira, a Maria do Capitão; Maria Bonita de todos nós.

Antônio Galdino, Mestre de Cerimônia do evento
João de Sousa Lima, coordenador geral do Seminário
Secretário de Cultura e Esportes de Paulo Afonso, Janinho 

As Conferências de Abertura tiveram a doutora Juliana Ischiara, do Ceará, sobre o Papel da Mulher no Cangaço, trazendo aspectos dos vários desafios enfrentados pelas sertanejas que participaram deste importante fenômeno nordestino, pontuando as questões do paternalismo e da sociedade machista reinante. Juliana também apresentou as mudanças ocorridas a partir da entrada das mulheres no cangaço e a força da personalidade de Maria Bonita.

 Juliana Ischiara
Kiko  Monteiro

A segunda conferência da noite ficou sob a responsabilidade do músico e bloqueiro Kiko Monteiro, da cidade sergipana de Lagarto. Kiko Monteiro apresentou para uma atenta platéia a força da mulher cangaceira, prepoderantemente Maria Bonita, na música brasileira e internacional. Com uma apresentação rica em imagens e som, Kiko conseguiu emocionar a todos revivendo sucessos imemoriais de grandes compositores brasileiros, com destaque para o Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Nely Gonçalves e Luiz Ruben
Kiko Monteiro e José Cícero 
 Romário, Jack de Witt e Pawlo Cidade
Dona Fátima, Nely e Dra. Francisquinha
Gilmar Teixeira e Bosco André
Alcino Costa e casal Dr. Pedro Luiz e Mariele
Voldi e Wilson Seraine
Sousa Neto e Leandro Cardoso
Wilson Seraine, Antônio Vilela e Sousa Neto
Jack de Witte 

Reproduzi do Cariri Cangaço, do Capitão Severo

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...