quarta-feira, 11 de maio de 2011

Seu Lunga não quer mais cordel com seu nome

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Justiça proíbe cordelista de usar a expressão

“Seu Lunga” em suas publicações




“A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou que o cordelista Abraão Bezerra Batista se abstenha de utilizar a expressão “Seu Lunga” em publicações ou qualquer outra forma de divulgação. A decisão foi proferida nessa segunda-feira (09/05) e reformou sentença proferida pelo Juízo da 3ª Vara de Juazeiro do Norte.
“Constata-se que houve prática de ato ilícito no presente caso, na medida em que os cordéis violam os direitos do apelante inerentes à personalidade, à dignidade e à honra, na medida em que tais publicações desnaturam a sua imagem perante à comunidade”, afirmou o relator do processo, desembargador Francisco Sales Neto.
Conforme os autos, Abraão Bezerra Batista publicou, sem a devida autorização de Joaquim Santos Rodrigues, popularmente conhecido como “Seu Lunga”, o cordel intitulado “As histórias de Seu Lunga, o homem mais zangado do mundo”.
Joaquim Santos Rodrigues afirma que teve a dignidade ferida, pois o cordelista fantasiou situações ao atribuir-lhe a prática de atos que nunca fez, contribuindo para consolidar a imagem negativa de “grosseirão dotado de incomum rudez”.
Em decorrência, ajuizou ação ordinária, com pedido liminar, requerendo que Abraão Bezerra Batista não publicasse mais cordéis com a expressão “Seu Lunga”. Alegou que, em virtude das publicações, tem sido alvo de chacota na sociedade Juazeirense, impedindo-o de ascender socialmente.
Em contestação, o cordelista afirmou que publicou apenas dois “trabalhos” referente ao “Seu Lunga”. Sustentou que não cometeu nenhum ato ilícito, uma vez que apenas deu eco a inúmeras histórias jocosas sobre o “personagem”.



Poeta Abraão Batista, o primeiro a fazer folhetos sobre "Seu Lunga"

Em 7 de maio de 2008, o juiz da 3ª Vara da Comarca de Juazeiro do Norte, Gúcio Carvalho Coelho, julgou extinto o feito sem resolução de mérito. O magistrado fundamentou a decisão ao considerar a “carência de ação pela ausência de interesse processual”, uma vez que a proteção à personalidade buscada pelo autor não poderia ser concedida pelo Poder Judiciário.
Inconformado, Joaquim Santos Rodrigues interpôs recurso apelatório no TJCE (nº 200600219706-5/1), pleiteando a reforma da decisão. Defendeu que a Constituição Federal (CF/88) lhe assegura o direito de buscar o Judiciário para se proteger do mencionado ilícito.
Ao relatar o caso, o desembargador Francisco Sales Neto destacou que “o inciso XXXV do artigo 5º da Constituição Federal apresenta-se como o fundamento maior para que se admita uma tutela geral de prevenção do ilícito, em razão de estabelecer que, além da lesão, a ameaça a direito igualmente é passível de amparo por parte do Poder Judiciário. Com esse entendimento, a 1ª Câmara Cível deu provimento ao recurso e reformou a sentença do magistrado. Em caso de descumprimento da decisão, fixou multa diária de R$ 1.000,00.”

(Site do TJ-CE) – Via Eliomar de Lima


PEQUENO COMENTÁRIO - Sem querer, em hipótese alguma, contestar, contradizer ou questionar a decisão judicial, gostaríamos apenas de lembrar um pequeno detalhe. Como é do conhecimento de todos, "Seu Lunga" é um personagem conhecido nacionalmente, tanto quanto Padre Cícero e Lampião. Já foi alvo de reportagem até no programa "Fantástico" da Rede Globo. Sendo uma figura pública, altamente popular, é natural que os folhetos de cordel - tambem chamados de "jornal do matuto", "imprensa alternativa" etc, utilizem-no como fonte de suas criações.

JÁ OLHOU O ACORDA CORDEL HOJE?

4 comentários :

  1. É uma pena, pois seu Lunga é o cordel mais vendido,todos gostam das suas respostas grosseiras, porém engraçadas.

    ResponderExcluir
  2. eu acho seu lunga massa ele sabe responde as respostas do povo dun geito legal

    ResponderExcluir
  3. O aônimo alí em cima tá ruim de coerência em : " respondE as RESPOSTAS " KKKKK
    Mas realmente os cordeis mais engraçados na minha opinião são os de seu lunga!!

    ResponderExcluir
  4. OCHE TA BOM QUE É DANADO VIXEEEEEEE MAIRIA
    KKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...