sexta-feira, 19 de março de 2010

Seminário do Centenário de Maria Bonita 2010

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Olá, meus queridos amigos e queridas amigas,

O 2º Seminário Internacional do Centeário de Maria Bonita foi um sucesso, record em público nos três dias de evento a noite e, durante o dia, muitas escolas visitaram a exposição com fotos e objetos do cangaço e puderam assistir a dois vídeos sobre a temática.
Convidados e palestrantes do evento

A nossa equipe já está trabalhando no próximo, que será o "grande evento de encerramento" e também o ano em Maria Bonita faria 100 anos.
Exposição de fotos e objetos do cangaço

O evento contou com a presença de vários pesquisadores e historiadosres do tema, de lugares diversos do Brasil.
Rui Siqueira de Vitória da Conquista, Manoel Severo, cooerdenador do Cariri Cangaço no Ceará, João de Sousa, coordenador do evento e Angelo Osmiro, presidente da SBEC

Equipe da recepção, inscrição e venda de livros e objetos sobre o tema


Os participantes foram:

1° dia.
Marcos Edilson, lançando o livro "Lampiões acesos; o cangaço na memória coletiva"

João de Sousa Lima, Juracy Marques, Rubervânio Rubinho Lima, Edson Barreto e Antônio Galdino, lançando o livro organizado "Maria Bonita: diferentes contextos que envolvem a vida da rainha do cangaço"
Palestrantes: Da esquerda, Marcos Edilson, Edson Barreto, Juracy Marques, João de Sousa, Rubinho Lima e o sobrinho de Maria Bonita, Biri.
Sessão de autógrafos com os autores

2° dia.


Mesa I - A Estética de Maria Bonita: Fotografias, xilogravuras, música, cordel, quadrinhos, códigos linguísticos e internet.

Pesquisadores e convidados


Com a participação dos palestrantes:


João de Sousa lima, falando sobre aspectos da Rainha do cangaço, Kiko Monteiro, falando sobre Cangaço na internet, Rubervânio Rubinho Lima, falando sobre cangaço, cordel e xilogravura, Alcino Alves, falando sobre a Mulher , a música e o cangaço, Antônio Vilela, falando sobre o cangaço em Garanhuns, Cesar Megalle, falando sobre Angico, Além da presença do Presidente da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, Angelo Osmiro e dos pesquisadores Paulo Gastão, Tomaz Cysne, dos organizadores do Cariri Cangaço, Manoel Severo e Daniele Esmeraldo, dentre outros.


Palestrantes do segundo dia do evento

3° dia.

Mesa II - Diferentes Contextos que envolvem a vida da Rainha do Cangaço.

Com a participação de:

Pesquisadora e historiadora Ana Lúcia Granja, que abordou sobre a importância da mulher no cangaço, Rubervânio Rubinho Lima, falando sobre cordel, cangaço e educação, José Joventino, falando sobre sua tese relacionada ao cangaço, Antônio Vilela, falando sobre a cangaceira e o pernambuco, Cesar Megalle, Maria Bonita em Angicos e João de Sousa Lima, a mulher cangaceira de Paulo Afonso.

Palestrantes do terceiro dia: da esquerda, Pesquisadora Ana Lúcia, José Joventino, Rubervânio Rubinho Lima, João de Sousa, Juracy Marques, Cesar Megalle e Antônio Vilela.
Rui Siqueira, Manoel Severo, Ângelo Osmiro, Tomaz Cysne, Ana Lúcia Granja e Rubinho Lima

Os participantes do evento ainda puderam desfrutar de um passeio em visita da casa restaurada onde a cangaceira pauloafonsina Maria Bonita nasceu e conheceu Lampião.






Saudações Virtuais

Um comentário :

  1. Postagem sensacional,todos estão de parabéns,belíssimo trabalho. Saudações
    paraibana.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...